10 anos de CRI Norte: homenagens e emoção nas comemorações

Postado por admin

O CRI Norte celebrou em fevereiro dez anos de atendimento ambulatorial especializado ao idoso no Sistema Único de Saúde (SUS). Para celebrar essa data, foram realizadas diversas atividades voltadas aos colaboradores, voluntários e idosos que fazem parte da história da Casa.

No dia 24 de fevereiro foi celebrada uma missa pelos Arautos do Evangelho com participação especial dos corais Anos Dourados e Primavera do CRI Norte. Ao término da celebração foi realizada uma cerimônia com homenagens proferidas pelo Diretor Executivo, Dr. Carlos André Uehara, para as pessoas que foram fundamentais para a implantação do CRI Norte. No início das homenagens, o diretor fez um emocionado discurso relembrando sua trajetória ao longo desses dez anos. Confira abaixo na íntegra:

“Gostaria de começar agradecendo a Deus, Madre Regina Protmann e Santa Catarina. Agradecer a presença de todos vocês, colaboradores, voluntários, colegas de outros serviços e amigos. Agradecer também a confiança e apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na pessoa do Dr. Eduardo Ribeiro Adriano e da Associação Congregação de Santa Catarina, na pessoa da Irmã Nilza, e a presença do Sr. Henrique Rubens Jerozolimski, presidente do Conselho Estadual do Idoso e do Prof. Dr. José da Silva Guedes, ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, da Irmã Adriana e da Dra. Camila Sardemberg, presentes nesse evento.

A inauguração do CRI Norte foi um passo importante na assistência ao idoso daqui da região. O CRI foi fruto da mobilização e anseios de um grupo de idosos que se organizaram: os “Cabeças Brancas”, liderados pela Sra. Edwirges Trigo Rachid, a Didi. Em 2002, esse grupo começou a se organizar no Centro de Convivência, que foi uma “célula inicial” do CRI Norte.

Os valores da ACSC são: tradição, humanização, credibilidade, respeito e dignidade e empreendedorismo. Respeitando estes valores, as irmãs de Santa Catarina aceitaram o desafio e apresentaram uma proposta de gerenciamento vencedora no ano de 2005. Até então, só existia um serviço especializado na atenção ao idoso, o atual Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, antigo CRI São Miguel inaugurado na gestão do Dr. Guedes, e fomos a primeira iniciativa por Organização Social de Saúde.

Ao longo destes 10 anos, tivemos que reavaliar conceitos, quebrar paradigmas e foi necessário ousar nas ideias para construir o nosso modelo atual de atendimento gerontológico. São poucos os serviços especializados no cuidado ao idoso que realizam a mesma quantidade de atendimentos que realizamos, que são cerca de 22 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas, assistenciais, exames e atividades no centro de convivência. Temos serviços inovadores, como o serviço de odontologia, que restabelece a saúde bucal de muitos e realiza a colocação de implantes dentários, o que é raridade no SUS. Desde 2005, já realizamos mais de 2,5 milhões de atendimentos. Neste período, alcançamos a certificação de qualidade da ISO9001 e ficamos em 2º lugar no município e 3º no Estado entre os 40 AME avaliados pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar, o que pode ser evidenciado pelos constantes índices de satisfação de atendimento maiores que 90%. Além da assistência, temos participado ativamente dos diversos comitês, câmaras técnicas, fóruns e conselhos para ajudar na discussão e formulação das políticas públicas à pessoa idosa. Ajudamos na elaboração e concepção dos novos serviços ambulatoriais especializados em idosos que serão inaugurados.

Nestes 10 anos, o CRI Norte teve um impacto importante na vida de muitos idosos da região, muitos voltaram a andar, resgatando sua autonomia e independência, outros descobriram novos amigos e voltaram ao convívio da sociedade, além de inúmeras outras histórias. Isso só foi possível, pelo empenho, dedicação e compromisso dos inúmeros colaboradores do CRI Norte e ACSC. Uma boa parte das pessoas que emprestaram seu conhecimento, capacidade laboral, comprometimento e entusiasmo na construção deste Centro de Referência encontram-se aqui hoje.

Eu tive o privilégio de participar de grande parte destes 10 anos do CRI Norte, conheci o trabalho das irmãs de Santa Catarina e me orgulho em fazer parte desta grande obra. Também tive a oportunidade trabalhar e aprender com Alline Cezarani, que foi Diretora da casa antes de mim e é a atual Diretora Executiva do Hospital Santa Catarina. E sou muito grato por tudo isso.

Parabéns a todos nós que, de uma forma ou de outra, contribuímos com essa obra chamada CRI Norte e que agora completa dez anos.

Obrigado.”

Dr. Carlos André Uehara

Diretor executivo do CRI Norte

Emocionada, Irmã Nilza relembrou a implantação do CRI Norte e a importância da parceria da ACSC com a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. Mencionou a importância dos colaboradores que contribuíram e os que contribuem diariamente para consolidação desse serviço ambulatorial especializado no idoso, com qualidade e comprometimento, tornando-se parte dessa história e colaborando com a manutenção da filantropia da ACSC.

2015.04.06



Sem Comentários

415 Visualizações

Deixe um comentário :