A importância do hábito de lavar as mãos

Postado por admin

O simples ato de lavar as mãos é fundamental no nosso cotidiano. São as mãos que nos ajudam em todas as tarefas, inclusive na preparação dos nossos alimentos. Mãos sujas se tornam um paraíso das bactérias, por isso higienizar as mãos frequentemente e da maneira correta é uma das principais formas de evitar inúmeras doenças.

Diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais são algumas das doenças que podem ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos. A água é capaz de prevenir doenças que ainda hoje causam milhões de mortes em todo o mundo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a maioria das infecções pode ser prevenida ao lavar as mãos sempre e de forma correta. A OMS recomenda que o procedimento dure entre 40 e 60 segundos. A torneira deve ficar fechada enquanto as mãos estão sendo ensaboadas.

A adoção do álcool gel e das lavagens das mãos mais frequentes, durante o surto de gripe A (H1N1), fez cai­r o número de casos de outras doenças, como conjuntivite e gripe comum.

O hábito de lavar as mãos deve começar a ser ensinado em casa e na escola, entretanto, é preciso que haja um reforço sobre a importância de uma boa higiene.

 

 

2013.08.06



Sem Comentários

1.247 Visualizações

Deixe um comentário :